Um Blog Católico para filhos de Nossa Senhora que não tem medo. Para aqueles que ainda restaram e que são heróis da Fé. Os que têm a coragem de acreditar quando muitos já perderam a Fé. Os que não temem dizer a verdade entre os mentirosos. Os que não vão na onda do mundo moderno e são como rochas inabaláveis em sua Fé. Os que não temem a morte e sabem que há valores pelos quais se deve viver ou morrer. Venham os que são Bravos e Destemidos, Intrépidos Defensores da Fé Católica.

“RESIDUUM REVERTETUR!” – “UM RESTO VOLTARÁ!”

terça-feira, 3 de abril de 2012

Declaração sobra a Maçonaria


CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ

DECLARAÇÃO SOBRE A MAÇONARIA

Foi perguntado se mudou o parecer da Igreja a respeito da maçonaria pelo facto que no novo Código de Direito Canónico ela não vem expressamente mencionada como no Código anterior.

Esta Sagrada Congregação quer responder que tal circunstância é devida a um critério redaccional seguido também quanto às outras associações igualmente não mencionadas, uma vez que estão compreendidas em categorias mais amplas.

Permanece portanto imutável o parecer negativo da Igreja a respeito das associações maçónicas, pois os seus princípios foram sempre considerados inconciliáveis com a doutrina da Igreja e por isso permanece proibida a inscrição nelas. Os fiéis que pertencem às associações maçónicas estão em estado de pecado grave e não podem aproximar-se da Sagrada Comunhão.

Não compete às autoridades eclesiásticas locais pronunciarem-se sobre a natureza das associações maçónicas com um juízo que implique derrogação de quanto foi acima estabelecido, e isto segundo a mente da Declaração desta Sagrada Congregação, de 17 de Fevereiro de 1981 (cf. AAS 73, 1981, p. 240-241).

O Sumo Pontífice João Paulo II, durante a Audiência concedida ao subscrito Cardeal Prefeito, aprovou a presente Declaração, decidida na reunião ordinária desta Sagrada Congregação, e ordenou a sua publicação.

Roma, da Sede da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, 26 de Novembro de 1983.

Joseph Card. RATZINGER
Prefeito

+ Fr. Jérôme Hamer, O.P.
Secretário

FONTE:
http://www.doctrinafidei.va/documents/rc_con_cfaith_doc_19831126_declaration-masonic_po.html

2 comentários:

  1. NÃO EXISTE CATÓLICO MAÇON, MAS MAÇON QUE SE DIZ CATÓLICO

    A maçonaria pertence às sociedades secretas de origens antiquíssimas, dos tempos do Egito e da cabalística judaica, particularmente de judeus, de tendências também materialista e atéia.
    A base de sua constituição atual data de 1723, promulgada por J Anderson; pretendia derrubar nos tempos da Revolução Francesa a monarquia e a Igreja, instaurando um reino que possui semelhanças com a NWO, em que o homem se ilumina e transcende-se, possuindo condenação formal do S Padre Clemente VII já em 1738, sequencial e unanimente por todos, inclusive pelo S Padre Bento XVI, ratificada em 17/02/81 pela CDF, impondo sobre os católicos exclusão da Igreja sob participação em seus assembléias e cultos, por haver incompatibilidades doutrinárias contrastantes.

    A maçonaria insinua um exacerbado panteísmo, outrossim, um deísmo subjetivista. Trata-se de uma doutrina relativista, ultra racionalista, admitindo apenas proposições admitidas pelo empirismo científico, paradoxo com a fé católica transcendente que crê em nova vida, ressurreição da carne, futuro novo aos que morrerem em Cristo, para nova vida.
    Logicamente pois inadmite a Verdade Única, Deus, mas um outro Deus - Grande Arquiteto Universal - de modo vago, subjetivo, e há desacertos quanto à cosmologia: a visão do mundo deles não é unitária, idem relativista e subjetiva.

    Algumas facções maçônicas admitem ora pessoas crentes ou não nos quadros.
    Nesses casos, sua doutrina diverge com a Igreja por admissão de crenças secretas aproximadas à Nova Era-NWO - supermercado de religiões ocultistas à escolha do cliente - assim como se incluir algo na diversidade espiritista, umbandista, candomblecista, mediúnica e em suas imensas vertentes.

    Há, por outro lado, correlação com uma gama de seitas e religiões orientais holísticas de meditações transcendentais como a Yoga, Seicho-no-ie etc., incompatibilizando-a igualmente.

    Convém notar que nessas práticas religiosas o homem auto realiza-se, embora se pautem em itinerários, doutrinas e cultos com suas peculiaridades, desembocam ao final num mesmo local: nas ramificações esotéricas, constituindo-a por isso vinculada ao satanismo.

    Juntar-se a essa denominação fora da Igreja Católica por si mesmo o católico apostasia-se, associando-se a Satanás.

    ResponderExcluir
  2. nossa senhora falou da mar;onaria ao padre gobbi seu vidente eleito prevendo essa nova era da marconaria esse pecedo quem se diz catolico e vai na marconaria e falso e lobo em pele de cordeiro

    ResponderExcluir